Tratamentos

Tratamento Medicamentoso

A maioria das doenças do grupo de distúrbios do movimento são crônicas e, portanto, o tratamento medicamentoso deve ser realizado a longo prazo a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida.

O tratamento cirúrgico complementa o tratamento medicamentoso afim de proporcionar um resultado mais eficaz ao paciente. Um não anula o outro.

De forma geral, o medicamento pode ter redução do tempo que seu efeito dura com o uso por anos seguidos. Porém, temos que considerar a evolução da própria doença e até mesmo efeitos colaterais do uso crônico de tais remédios. Portanto, é fundamental um acompanhamento médico de forma regular para realizar o ajuste medicamentoso de forma mais eficaz e segura.

A tratamento com implante de bomba intratecal envolve o implante de uma bomba infusora de medicação que é colocada embaixo da pele na região do abdômen conectada a um cateter que vai a até a coluna e fica injetando continuamente medicação no líquido que envolve a medula espinhal.

Esse tipo de tratamento é muito utilizado em pacientes com dor crônica, usando a infusão de morfina pela bomba. Para paciente com distúrbios do movimento, como espasticade e até mesmo alguns tipos de distonia, pode ser utilizado Baclofeno através da bomba infusora. Como a medicação é injetada diretamente ao redor da medula, a dosagem de baclofeno necessária para controlar os sintomas é muito menor do que a necessária quando se toma comprimidos de baclofeno via oral, evitando a maioria dos efeitos colaterais com um grande efeito na espasticidade.

Antes de implantar a bomba, pode-se fazer um teste com o baclofeno injetado através de uma punção lombar e identificar se esse é o tratamento mais adequado. 

A Rizotomia Dorsal Seletiva (RDS), é um procedimento cirúrgico para tratamento da espasticidade. Nesse procedimento o neurocirurgião secciona uma parte dos nervos (raízes) através de uma microcirurgia na coluna. Essa secção permite uma melhora da espasticidade permitindo com que o paciente possa melhorar a qualidade de vida e em alguns casos melhorar a movimentação e otimizar a melhora do desenvolvimento motor.

Quando a espasticidade é mais localizada (focal). Além do tratamento com botox (criar link p/ tto com botox) também pode-se fazer uma microcirurgia para causar uma lesão focal em um nervo apenas para tratar a espasticidade enfraquecendo a contração do músculo.

Estimulação magnética transcraniana ou TMS (do inglês transcranial magnetic stimulation) é um tratamento não invasivo no qual o cérebro pode ser estimulado através de um aparelho que alterna o campo magnético e induz a alterações elétricas intracranianas. Essa ferramenta tem sido estudada e vem demonstrado efeito um potencial para tratar diversas doenças neurológicas, incluindo distúrbios de movimento.   

 

A palidotomia e talamotomia são tipos de procedimentos cirúrgicos nos quais pequenas lesões no cérebro são realizadas através de radiofrequência, com precisão milimétrica, em regiões ou núcleos específicos do cérebro (tálamo e globo pálido) com o objetivo de melhorar os sintomas como tremor ou rigidez por exemplo. Com o avanço da neurocirurgia nessa área e o estabelecimento da estimulação cerebral profunda, diminuiu o número de indicações esse tipo de cirurgia. No entanto, é um procedimento muito eficaz para o tratamento de alguns pacientes e para alguns casos selecionados ainda é a primeira opção.

A radiocirurgia é uma técnica não invasiva para tratamento de lesões cerebrais com administração de altas doses de radiação em uma determinada região do cérebro. É utilizada no tratamento de marformações e tumores cerebrais e têm sido utilizada também para tratar distúrbios de movimento (como palidotomias e talamotomias). Apesar de ser um tratamento menos invasivo, não oferece a possibilidade de testar os efeitos antes de realizar a lesão, os efeitos são irreversíveis e não são imediatos, isto é, podem aparecer algumas semanas ou meses após a cirurgia.

A lesão térmica por ondas de alta frequência de ultrassom  guiada por ressonância magnética (High-frequency MR-guided focused ultrasound – MRgFUS) é um tipo de tratamento não invasivo para causar lesões intracerebrais que tem sido usado recentemente e é muito promissor na área de distúrbios de movimento. O tratamento é realizado através de ondas de ultrassom, sem cortes e sem exposição à radiação, e guiado por ressonância magnética. Já há muitos estudos demonstrando a eficácia desse tratamento e parece realmente muito promissor. No entanto, esse tipo de tratamento ainda não está disponível em nenhum centro no Brasil.